Rota Museu Catavento
Verifique a programação
|Avenida Mercúrio - Parque Dom Pedro II, s/n - Brás, São Paulo - SP, 03003-060, Brasil
Público-Alvo: Orientadores Pedagógicos, Equipe de Orientação Técnica, Equipes Gestoras, Professores, Auxiliares e Oficiais em exercício nas Unidades Escolares.
Horário e local
Verifique a programação
Avenida Mercúrio - Parque Dom Pedro II, s/n - Brás, São Paulo - SP, 03003-060, Brasil
Sobre o evento
O Museu Catavento, museu de ciência e tecnologia da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, foi inaugurado em março de 2009 com a missão de aproximar crianças, jovens e adultos do mundo científico, despertar a curiosidade e transmitir conhecimentos básicos e valores sociais, por meio de exposições interativas e atraentes, com linguagem simples e acessível.
Do átomo ao maior planeta do sistema solar; do menor inseto aos maiores animais da terra; das leis da física às transformações químicas; do ecossistema à questão da proteção ambiental. Tudo apresentado de forma interativa para fazer da visita uma prazerosa viagem ao conhecimento e à cultura.
Possui 219 instalações, em 12 mil metros quadrados de área expositiva, divididas em quatro grandes seções: Universo, Vida, Engenho e Sociedade. Com exposições com ideias simples ou complexas, como: reproduzir o chão da lua com a
pisada do astronauta Neil Armstrong, viajar pelo Brasil na época dos dinossauros; compreender como funciona a eletricidade estática que faz os cabelos ficarem em pé ou fazer uma escalada enquanto conhece grandes personalidades da história.
Seis milhões de visitantes já foram atendidos pelo museu que está localizado em um dos edifícios históricos mais importantes da cidade de São Paulo, o Palácio das Indústrias. Inaugurado em 1924, originalmente como local de exposições, o Palácio teve ao longo de sua história diversos outros usos, retomando sua finalidade original com
a implantação do Museu Catavento.
O esplêndido prédio que sedia o Museu Catavento foi construído durante 13 anos, entre 1911 e 1924, quando
São Paulo tinha apenas cerca de 100 mil habitantes, e representou um considerável esforço da cidade. Foi idealizado como Palácio das Indústrias, nome que na época incluía também a agricultura e a pecuária, como local de exposições, pois São Paulo já despontava como centro de produção. A represa Billings proporciona a energia elétrica que iria movimentar a famosa indústria paulista.
Aproveitando a enorme área disponível com a retificação do Tamanduateí, foi construído pelo Escritório Ramos de
Azevedo, responsável, por exemplo, pelo Teatro Municipal. Tem estrutura metálica importada no seu prédio principal, que é bem visível no sótão. Utiliza tijolo aparente como principal acabamento e têm inúmeros elementos decorativos, uns ligados à produção, como touros, e outros não, como cachorros, e seteiras em vários cumes e muradas. Agregam-se um verdadeiro claustro, e, depois, uma longa galeria, com dois anexos mantendo certa semelhança de estilo. Tem um excepcional porão, que encanta os que o visitam. A área total, incluindo varandas cobertas, é de cerca de 12 mil metros
quadrados.
O Museu Catavento atualmente abriga acervos com tipologias ligadas à ciência e a tecnologia. Aqui você encontra desde locomotivas, aviões, fósseis e até acervos vivos, como peixes e borboletas. Cerca de 70% dos objetos vieram da Fundação Museu da Tecnologia de São Paulo, cuja coleção é ligada à parte de tecnologia, além de fomentar aspectos históricos relacionados ao Palácio das Indústrias.
A missão do Programa de Acervo é auxiliar o Museu Catavento a explorar e compartilhar as informações que dão significado as suas coleções e suas correntes de pesquisa ligadas à ciência. Os padrões e orientações são utilizados para
que os acervos sejam acessíveis e assegurados de qualquer intervenção que possa afligir sua degradação.