Rota Museu da Imigração
Verifique a programação
|R. Visc. de Parnaíba, 1316 - Mooca, São Paulo - SP, 03164-300, Brasil
Horário e local
Verifique a programação
R. Visc. de Parnaíba, 1316 - Mooca, São Paulo - SP, 03164-300, Brasil
Sobre o evento
O Museu da Imigração do Estado de São Paulo preserva a história das pessoas que chegaram ao Brasil por meio da Hospedaria de Imigrantes do Brás, e o relacionamento construído, ao longo dos anos, com as diversas comunidades representativas da cidade e do estado.
É no entrelaçamento dessas memórias que se encontra a oportunidade única de compreender e refletir o processo migratório. Ao valorizar o encontro de múltiplas histórias e origens, propomos ao público o contato com as lembranças daquelas pessoas que vieram de terras distantes, suas condições de viagem, adaptação aos novos trabalhos e contribuição para a formação do que hoje chamamos de identidade paulista.
Entretanto, a história da migração humana não deve ser encarada como uma questão relacionada exclusivamente ao passado; há a necessidade de tratar sobre deslocamentos mais recentes. Por isso, o Museu da Imigração fomenta o diálogo sobre as migrações como um fenômeno contemporâneo, que não se encerra com o fechamento das atividades da Hospedaria, reconhecendo a recepção dos milhões de migrantes atuais e a repercussão deste deslocamento para a cidade.
Jardim
Com cerca de 2.900m2, o jardim do Museu da Imigração é um grande atrativo para o bairro da Mooca e entorno. Com várias espécies de árvores e plantas – destaque às duas figueiras de mais de meio século de existência, o espaço disponibiliza mobiliários rústicos para os visitantes e permite encontros, piqueniques, leituras e práticas de yoga. O gramado é também utilizado para diversas programações culturais, como apresentações de música, dança, cinema e teatro.
Loja do Museu
A Loja do MI comercializa diversos souvenirs ligados ao tema do Museu. O espaço é propício para dar continuidade à visita, pois o público pode levar uma lembrança para casa, como canecas, cadernos, livros, camisetas, bolsas, malas de viagem, cartões-postais, guarda-chuvas, entre outros.
Cantina
Inaugurado em junho de 2017, o novo café do MI possui ambiente acolhedor e vintage. É possível também apreciar a vista do jardim nas mesas externas do deck.
Auditório
O espaço, destinado a palestras, workshops, seminários e apresentações gerais, é climatizado, acessível e equipado com 96 lugares.
Retratos de Época
Espaço onde os visitantes podem tirar fotografias à moda antiga, com roupas e ambientação especiais. O estúdio está localizado na estação ferroviária do Museu da Imigração.
Exposições:
Longa Duração
“Migrar: experiências, memórias e identidades”.
Tem como objetivo apresentar aos visitantes os trabalhos de preservação e pesquisa realizados pelo Museu da Imigração a respeito de seu tema central. Em oito módulos, aborda o processo migratório como um fenômeno permanente na história da humanidade, perpassando contextos mais específicos, como a grande imigração ocorrida nos séculos 19 e 20, as políticas voltadas ao tema, o cotidiano da Hospedaria de Imigrantes do Brás e as contribuições desse processo para a formação do estado e da cidade de São Paulo. No entanto, a história da migração humana não deve ser encarada como uma questão relacionada exclusivamente ao passado e por isso a exposição fomenta o diálogo com o momento contemporâneo e as novas levas populacionais que rompem fronteiras diariamente.
A partir dessa proposta, o Museu da Imigração pretende não só proporcionar aos visitantes a oportunidade de conhecer trajetórias de migrantes nacionais e estrangeiros, mas também aproximá-las de suas próprias experiências, fomentar diálogos e contribuir para a cultura do respeito às diversidades.