Rota Paço das Artes
Verifique a programação
|Santa Cecilia
NÓS- Arte e Ciência por Mulheres
Horário e local
Verifique a programação
Santa Cecilia, R. Dr. Albuquerque Lins, 1345 - Santa Cecilia, São Paulo - SP, 01230-001, Brasil
Sobre o evento
Novo desde 1970, o Paço das Artes é considerado como referência nacional em arte contemporânea e no fomento à produção de jovens artistas, críticos e curadores - é uma instituição qualificada na reflexão da arte voltada ao que há de mais atual na cena nacional e internacional, tendo exibido mostras com obras de artistas como Nino Cais, Marina Abramovic, Claudia Andujar, Francis Bacon, Barbara Wagner, Tomie Ohtake, Bill Viola, Cildo Meireles, Christian Boltanski e Charly Nijensohn. Em 2020 a instituição completou 50 anos de uma trajetória audaciosa e fundamental na difusão da arte contemporânea no país.
O Paço das Artes apresenta a exposição NÓS- Arte e Ciência por Mulheres, a arte e o trabalho de artistas e de cientistas brasileiras e estrangeiras.
A exposição apresenta a trajetória das mulheres como produtoras de conhecimento. Faz isso através da apresentação de personagens, iconografia histórica e científica e, como um projeto de arte, através do trabalho de artistas contemporâneas. Contemplando cenários históricos que vão desde a sabedoria ancestral até a crescente presença feminina nas instituições científicas nos dias de hoje.
A mostra é dividida em dois núcleos temáticos, abordando diferentes áreas de atuação em que as mulheres são produtoras de conhecimento.
O primeiro núcleo, retorna aos tempos medievais e destaca como a sabedoria e autonomia feminina, muitas vezes na figura de parteiras, curandeiras e benzedeiras, por exemplo, passaram a ser vistas como uma afronta à manutenção da lógica patriarcal e à sociedade da época, sendo consideradas imorais, criminosas e até mesmo bruxas. Por conta de tamanho preconceito, muitas delas foram condenadas à fogueira.
Já o segundo núcleo, explora a contínua luta das mulheres por uma sociedade mais igualitária, em que todos tenham pleno acesso a direitos políticos, econômicos e sociais, naquela que é considerada a mais longa de todas as revoluções.
Dentre nomes importantes nas áreas da ciência e tecnologia destacados estão a médica brasileira Beatriz Grinsztejn, primeira mulher latino-americana eleita como presidente da International AIDS Society para a gestão 2024-2026, com o desafio de enfrentar as iniquidades que persistem na resposta global à epidemia de AIDS; a geneticista Mayana Zatz, pioneira ao localizar genes novos ligados a doenças neuromusculares e coordenadora do Centro de Estudos do Genoma Humano.