top of page

A música tem importância no desenvolvimento do bebê?

Os efeitos de tranquilidade e bem estar que a música pode trazer para qualquer pessoa também tem a mesma sensação para os bebês.


Inúmeras pesquisas realizadas demostram o auxílio da música para o desenvolvimento motor e afetivo do bebê. Ela auxilia a concentração, a atenção, a memória, a regular o humor e principalmente no fortalecimento dos laços afetivos dos cuidadores e o bebê.


Como é possível que a música consiga auxiliar a regulação do humor?

Escutar música auxilia na capacidade do cérebro de regular os hormônios, liberando endorfina e diminuindo o cortisol, com isso combate a irritabilidade do bebê. Naquelas situações de birras e choros a música pode ser uma grande aliada. Procure um lugar tranquilo e coloque músicas relaxantes para ajudar nesses momentos.


Cantar canções de ninar para seus filhos, além de trazer sensações de bem estar, fortalece os vínculos afetivos.

Eles são capazes de reconhecer a voz dos seus cuidadores e essa constância afetiva traz a tranquilidade e confiança que eles tanto precisam.


A coordenação motora também pode ser desenvolvida com o auxílio da música, quando cantamos e mexemos nos seus pezinhos ou batemos suas mãos com palminhas, estamos trabalhando a coordenação motora dos pequenos de forma lúdica e agradável.


Com tantos benefícios assim ligados a música, podemos também pensar na socialização. Quando a criança pequena reage às músicas no ambiente, dançando com as outras pessoas, ele aprende a interagir e compartilhar seus sentimentos.


A música é uma grande aliada no desenvolvimento do bebê. Incluir momentos com músicas na rotina de casa, como escutar música, cantar para eles, dançar com toda a família pode ser uma forma muito prazerosa de auxiliar no desenvolvimento integral do bebê.


Link de música clássica para bebês.


Rosemeire Gimenez Ogassawara

Psicóloga EOT


132 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Коментарі


bottom of page