Os efeitos de tranquilidade e bem estar que a música pode trazer para qualquer pessoa também tem a mesma sensação para os bebês.
Inúmeras pesquisas realizadas demostram o auxílio da música para o desenvolvimento motor e afetivo do bebê. Ela auxilia a concentração, a atenção, a memória, a regular o humor e principalmente no fortalecimento dos laços afetivos dos cuidadores e o bebê.
Como é possível que a música consiga auxiliar a regulação do humor?
Escutar música auxilia na capacidade do cérebro de regular os hormônios, liberando endorfina e diminuindo o cortisol, com isso combate a irritabilidade do bebê. Naquelas situações de birras e choros a música pode ser uma grande aliada. Procure um lugar tranquilo e coloque músicas relaxantes para ajudar nesses momentos.
Cantar canções de ninar para seus filhos, além de trazer sensações de bem estar, fortalece os vínculos afetivos.
Eles são capazes de reconhecer a voz dos seus cuidadores e essa constância afetiva traz a tranquilidade e confiança que eles tanto precisam.
A coordenação motora também pode ser desenvolvida com o auxílio da música, quando cantamos e mexemos nos seus pezinhos ou batemos suas mãos com palminhas, estamos trabalhando a coordenação motora dos pequenos de forma lúdica e agradável.
Com tantos benefícios assim ligados a música, podemos também pensar na socialização. Quando a criança pequena reage às músicas no ambiente, dançando com as outras pessoas, ele aprende a interagir e compartilhar seus sentimentos.
A música é uma grande aliada no desenvolvimento do bebê. Incluir momentos com músicas na rotina de casa, como escutar música, cantar para eles, dançar com toda a família pode ser uma forma muito prazerosa de auxiliar no desenvolvimento integral do bebê.
Link de música clássica para bebês.
Rosemeire Gimenez Ogassawara
Psicóloga EOT
Коментарі