top of page

Promovendo a autonomia das crianças

Tornar-se autônomo é um processo que começa quando fazemos nossas escolhas, testamos preferências e conhecemos gostos pessoais, ao passo que também conseguimos lidar com as adversidades impostas pela vida, construindo soluções para tais desafios.

Mas será que nos tornamos autônomos apenas quando ficamos adultos? Como dizem: “se envelhece conforme se vive”*, isto é, a autonomia não é algo que chega junto com nosso aniversário de 18 ou 21 anos, pois a desenvolvemos desde crianças. E como se dá esta conquista da autonomia?

Por exemplo, quando deixamos uma criança tentar segurar um copo várias vezes até ela finalmente conseguir utilizá-lo, estamos dando-lhe a oportunidade de escolher segurar o copo, de tentar agir independente, e de lidar com a frustração das tentativas que deram errado até atingir seu objetivo. O mesmo acontece quando ela tenta engatinhar em busca de um brinquedo que a interessa, quando tenta vestir a calça pela primeira vez, além de outras ações diárias. Com isso, fica evidente o quanto incentivar o interesse e reconhecer a persistência da criança são cruciais em seu processo de aquisição de autonomia.

Aqui vão algumas dicas:

  • Promova a exploração: Se a criança usa um objeto batendo-o várias vezes em uma superfície, podemos entender que há um interesse da criança nessa brincadeira. Você pode oferecer diferentes objetos e superfícies para ela explorar o que acontece quando bate, testando sons variados, a mudança de forma de alguns objetos, uma sensação diferente quando se faz pressão, etc.

  • Amplie os interesses da criança: Imagine que a criança atira os brinquedos no chão com frequência. Você pode aproveitar esse interesse e apresentar um modelo diferente de brincadeira. Que tal arremessar os brinquedos dentro de uma caixa enquanto faz sons diferentes com a boca?

  • Valorize a iniciativa: A criança acabou de tomar banho e você vai vesti-la. Você pega a camiseta e percebe que ela já tinha pegado a calça, então ajude-a a colocar a calça primeiro. Estas ações fazem com que a criança sinta que existe uma relação de cooperação entre vocês, na qual a iniciativa dela é valorizada.

  • Convide-a para participar das atividades rotineiras da casa: Durante as atividades de rotina da casa, convide as crianças maiores para participar de algumas atividades, seja ajudando a colocar as roupas no cesto, a misturar algo na tigela enquanto você cozinha, a segurar o outro lado do cobertor enquanto você o dobra, a segurar a pá quando você varre. Desta forma, ela vai conhecendo a rotina da casa e se apropriando dela. Lembre-se de fazer isso sem que prejudique a hora de estudar e a hora de brincar da criança, pois também são momentos importantes para o desenvolvimento da autonomia e de outras habilidades.

  • Dê tempo à criança e permita a repetição: Para as crianças é necessário ter tempo para olhar, ouvir, pensar, sentir e dar sentido às suas experiências. Aos olhos do adulto, uma criança pode demorar para responder uma atividade escolar, pode repetir muitas vezes a mesma brincadeira de fazer um som com a boca ou de imitar algo, pode fazer o mesmo movimento com um objeto ou até mesmo pedir muitas vezes por um mesmo livro de histórias. Permita que ela tenha o tempo necessário ou a quantidade necessária de repetições para aprender o que deseja, ao mesmo tempo em que descobre a melhor forma possível para ela de assimilar e realizar uma ação.

Como vimos, a criança desenvolve autonomia nas mais variadas situações e ambientes. Neste sentido, as interações e atividades escolares colaboram bastante para ampliar a autonomia do aluno. Por isso, incentivamos famílias e escolas a conversarem e pensarem juntas o que a criança já consegue fazer e como incentivá-la em suas novas tentativas e próximos passos. Boa sorte, família!

Referências:

SERRANO, P. O desenvolvimento da autonomia dos 0 aos 3 anos. Ed. Papa Letras. 2018.

*MESSY, J. A pessoa idosa não existe. (Tradução JSM. Werneck). São Paulo: Aleph; 1999.

Imagem: Child boy watering flowers ind garden from can. Adobe Stock. Ficheiro nº 306089951. Acesso: https://bityli.com/ldrW3. Disponível em 26/05/2021



92 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page