Brincar dá alegria e prazer, sendo muito associada à momentos de lazer.
Mas você sabia que a brincadeira pode ser uma verdadeira ferramenta de aprendizagem para as crianças?
Você se lembra de algo que aprendeu quando era criança, ao brincar?
Quando a criança brinca faz associações com informações do ambiente e das pessoas com quem ela brinca e se relaciona e com seu próprio pensar e agir.
Podemos aprender sobre a natureza (clima, animais, florestas, conhecer e cuidar do planeta e de onde mora), sobre as emoções (aprender a conhecer e lidar com a alegria, tristeza, raiva, etc) e sobre tudo o que há no mundo, por meio da brincadeira.
E isso é seriamente considerado na legislação educacional nacional, tal como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Este documento apresenta princípios e objetivos para os diferentes níveis de ensino, desde a creche até o ensino médio.
"Para a educação infantil, está descrita a importância do brincar de variadas formas, a fim de ampliar e diversificar o acesso ao universo do "conhecimento, da criatividade, da imaginação, das suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais" (p.36).
E, se você reparar bem, toda experiência divertida é mais fácil de se aprender e se guardar na memória para a vida toda.
O brincar pode acontecer pelo livre criar da criança e também pode ser planejada na parceria entre a família e a escola pensando nos objetivos de aprendizagem da brincadeira.
Criar junto com a criança, escola e família é ganho para adultos também, porque a atividade lúdica remete à leveza da vida, tão necessária para as pressões da vida adulta.
Sempre é bom lembrar que todas as crianças podem e devem (isso mesmo, é um direito delas) brincar. Então, as crianças com deficiência brincam a partir de suas potencialidades e criam também! Mais uma vez, a parceria entre a escola e a família é fundamental para pensar as formas de brincar destas crianças junto com sua turma, em casa
ou na escola.
Vamos brincar mais para aprender mais!
Equipe referência do Território 8
Para saber mais
Assista o vídeo "Brincar em casa" do Instituto Alana em https://youtu.be/o1ty24Zz_7Y
Comments