top of page

PALESTRANTES

Âncora 2

Renata Barrichelo Cunha

Formada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), especialista em Psicopedagoga pelo Instituto Sedes Sapientiae e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC), na mesma universidade.
Suas pesquisas discutem a educação continuada e o desenvolvimento profissional, a formação de professores no contexto de trabalho, o trabalho coletivo, a coordenação pedagógica, o cotidiano escolar e a relação universidade-escola.
Atuou como professora e coordenadora pedagógica na educação básica durante 15 anos e de 2007 a 2021 dedicou-se ao ensino superior e assessoria pedagógica. No ensino superior, atuou como professora substituta na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP/Rio Claro e como professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIMEP/Piracicaba e no Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro Universitário Salesiano de São Paulo/Americana. Na UNIMEP e UNISAL ministrou aulas na graduação e pós-graduação e orientou dissertações e teses.
Atualmente dedica-se à formação continuada de professores, pesquisas em parceria com universidades e assessoria a escolas, redes de ensino e instituições com interesse no desenvolvimento de atividades formativas e projetos educativos.
É também professora e orientadora no curso de especialização em Gestão Escolar da ESALQ/USP e assessora pedagógica do Instituto Pecege, atuando nas áreas de Acompanhamento e Formação de Orientadores, Educação Corporativa e Editora Pecege.

Walkiria de Oliveira Rigolon

Profa Dra Walkiria de Oliveira Rigolon  Doutora em Educação pela UNICAMP -Universidade Estadual de Campinas (2008 / 2013) e Mestre em Educação pela PUC - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005 / 2007). Graduada em Pedagogia. Realizando o pós doutorado na PUC/SP. Professora e pesquisadora em curso de graduação, extensão e pesquisa.
Formadora e consultora na área de Currículo, Formação Continuada de Professores, Formação Continuada de Gestores Educacionais e no campo da Didática de alfabetização. Pesquisadora convidada na Fundação Carlos Chagas. Assessora do Núcleo de Apoio e Acompanhamento a Aprendizagem (NAAPA) da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Assessora Pedagógica em ações formativas para o Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) e para Educação de Jovens e Adultos.

Carolina Cossi.webp

Maria Carolina Cossi Soares

Possui formação em Pedagogia e Artes Visuais, mestrado e doutorado em Arte e Educação pela USP, atuou como coordenadora pedagógica nos segmentos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I, como formadora de professores de Arte da Rede Municipal de Carapicuíba e atualmente é Professora e Coordenadora de Arte da Escola Castanheiras.

Bianca Veronese

Possui formação em Pedagogia pela PUC e pós-graduação em Alfabetização pelo ISEVEC.
Atuou, durante anos, como professora no fundamental I e séries finais da Educação Infantil. Trabalhou em projetos como formadora de professores e professora-parceira em diferentes CEI ́s do município de São Paulo. Há mais de dez anos é Coordenadora Pedagógica e responsável pela formação de professores da Educação Infantil, na rede privada.

Valeria Andreeto

Mestre em Políticas Públicas na faculdade de Educação da UNICAMP, pós graduada em Tecnologias da Educação na PUC/SP, pós graduada em Arte pelo Instituto Singularidades, pós graduada na figura do coordenador pedagógico das escolas de Reggio Emilia pela Universidade Torcuato de Tela em Buenos Aires. Graduada em Economia pela FACESP. Diretora das escolas, “Jardim dos Pequeñitos, Pequeñitos e Il Sole escola de ensino fundamental, no municipio de Santo André / SP. Pesquisadora e formadora da abordagem de Reggio Emilia. Membro do Working Forum on Children’s Homes. Representante do International Organizing Committee – World Forum on Early Care and Education.

Ana Carol Thomé

Pedagoga, especialista em Educação Lúdica, Psicomotricidade e Educação Inclusiva. Professora da Rede Publica, atuando no programa de inclusão escolar. Idealizou e coordena o programa Ser Criança é Natural do Instituto Romã, desde 2013. Trabalhou em Escolas da Floresta no Reino Unido, e pesquisa iniciativas que relacionem Educação e Natureza pelo mundo. Estuda a abordagem Pikler, e desenvolvimento infantil. Professora por profissão, educadora de coração, brincante desde o nascimento. Acredita no poder da infância e que o mundo pode ser melhor

Patrícia  Barreto

Pedagoga, com especialização Lato Sensu em Formação do Professor Alfabetizador, Assessora Pedagógica para assuntos educacionais relativos ao currículo do ensino fundamental, avaliação, formação de professores e materiais didáticos, no âmbito de instituições e organizações educativas. Professora de séries iniciais do Ensino Fundamental, do curso Normal Superior e de cursos livres de educação. Ao longo de mais de 20 anos de carreira, acumulou experiências e saberes na coordenação pedagógica, supervisão técnica pedagógica e formação de professores de escolas das redes pública e privada, bem como em políticas públicas e programas de formação de equipe de educadores, educação tecnológica e na produção e avaliação e elaboração de material didático para formação de professores e para o Ensino Fundamental I.

Fábio D’Angelo

Professor de Educação Física desde 1991 e hoje atua como Coordenador Pedagógico em programas e projetos de formação permanente realizados pelo Instituto Esporte e Educação. É Mestre pela Faculdade de Educação Física da UNICAMP e Doutor pela Escola de Educação Física e Esporte da USP. Ministra aulas no curso de pós-graduação em Pedagogia do Esporte na FMU/SP e na Universidade Estácio de Sá. Atua como assessor pedagógico em escolas e já desenvolveu programas de construção curricular, sistematização pedagógica e prática reflexiva em instituições como Fundação Carlos Vanzolini, Espaço Ekoa, Colégio Anglo 21, Escola Vera Cruz, Sesc SP e SC. É membro da Academia de Selecionadores do Prêmio Educador Nota 10 – Fundação Victor Civita. Seu tema predileto de estudo e pesquisa é o JOGO e a sua relação com a Alfabetização/Letramento Corporal. Nesta temática, é coautor dos Livros “Jogos educativos: estrutura e organização da prática”; “Práticas pedagógicas reflexivas em esporte educacional” e “Oficinas do esporte: guia da prática pedagógica”

Fernando Isao Kawahara

Formado em História (Licenciatura e Bacharelado) e Pedagogia, mestre em Educação pela FE-USP e exerce a coordenação pedagógico do programa PVE (Parceria pela Valorização da Educação), financiado pelo Instituto Votorantim e realizado pelo Cenpec.
Iniciou seu percurso profissional como professor, há mais de trinta anos, no então Ensino de 2º grau, em escolas particulares e públicas de São Paulo, antes mesmo de se formar. Até 2015, trabalhou prioritariamente em escolas, públicas ou privadas, nos seus vários níveis e segmentos, desde Educação Infantil até o Ensino Superior, do apoio à docência até a gestão escolar, passando pela regência de turmas e classes.
Participou de programas de formação de professoras e professores e de integrantes das equipes de gestão escolar e educacional em municípios de todas as regiões do Brasil. Dedicou-se à discussão dos temas referentes aos conteúdos históricos na Educação Básica, desde a elaboração das Propostas Curriculares de São Paulo na década de 80 até a mais recente BNCC. Ainda como especialista em currículo e formação de professores, atuou em municípios, como Santo André e Guarulhos, e em várias escolas do setor privado.
A atuação diretas nas escolas, os contatos com educadoras e educadores, com alunas e alunos, com seus familiares e com a comunidade escolar ajudaram na conformação de uma teia de saberes que se entretece pelo diálogo, pelos saberes acadêmicos e populares, pelo respeito a alteridade e pela assunção de que é pela elaboração conjunta das autonomias, sempre relativas, de cada pessoa que os direitos de aprendizagem se enraízam.
Participa da Equipe de Selecionadores do Prêmio Educador Nota 10, na categoria Gestão – Coordenação Pedagógica e Orientação Educacional e atua em órgãos representativos de profissionais do ensino de História.

Iara Nordi Castellani

Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1979) e graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1977). Pós graduação com especializações em Psicopedagogia pelo Instituto Sedes Sapientiae e em Ensino de Geografia pelo COGEAE- PUC-SP. Vem atuando em vários segmentos na área da educação tais como: colaboração na revisão de projetos pedagógicos em escolas públicas, formação continuada de professores, produção de textos didáticos, elaboração de atividades na área de Ciências Humanas, com ênfase em Geografia, elaboração de orientações e guias de atividades para professores do Ensino Fundamental e Ensino Médio, bem como na revisão científica de textos e atividades didáticas.

Sueli Angelo Furlan

Professora Assistente Doutora de Geografia, Departamento de Geografia - FFLCH-USP desde 1986; Mestre e Doutora em Ciências (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo, Bacharel e licenciada em Biologia e Geografia pela mesma Universidade.
Coordenou a elaboração de planos de manejo de áreas protegidas na Mata Atlântica, tais como o Plano de Manejo do Parque Estadual de Intervales (Fundação Florestal – SMA/SP) e os Planos de Manejo dos Parques Naturais da Região Metropolitana de São Paulo desenvolvidos com recursos de compensação ambiental pela obra do Rodoanel (Trecho Sul) - Convênio técnico científico entre a DERSA (Departamento de Estradas de Rodagem AS) e o Departamento de Geografia- USP. Assessoria a Coordenadoria de Planejamento Ambiental
Atualmente desenvolve pesquisas socioambientais em Conservação de Florestas Tropicais. Coordena os Grupos de Pesquisa - Paisagem e territorialidades na Serra do Mar e Unidades de Conservação e Desenvolvimento Local vinculados ao Laboratório de Climatologia e Biogeografia – Departamento de Geografia - FFLCH- (USP).
Credenciada no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da USP – PROCAM e Coordenadora do NUPAUB – USP - Núcleo de Estudos de Populações e Áreas Úmidas (www.usp.br/nupaub).
No campo da Educação foi coautora dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) de Geografia, MEC/SEF –BRASIL, 1997. Co-autora do Currículo da cidade de São Paulo (2018) e do Currículo da EJA/Geografia (2019); currículo do estado do Acre, da cidade de São Luís (MA), currículo do Ensino Mério do Estado do Rio Grande do Norte (2019) entre outros. Especialista no Programa de Educação Ambiental em Paragominas (PA) desenvolvido pelo CEDAC (www.comunidadeeducativa.org.br/). Autora de vários livros e na Educação Ambiental e organizadora dos Atlas Ambientais Municipais da Atina – Programa Meio Ambiente Pertencimento Ação (MAPA).

Gustavo Isaac Kilner

Possui graduação em Física (licenciatura e bacharelado) pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP) e em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Especialização em Ensino Mediado por Computadores pela Universidade de Tsukuba (Japão) e em formação de professores para cursos semipresenciais e EaD pela UNESP. Concluiu mestrado em Ensino de Ciências (ênfase em ensino de Física mediado por computadores) e doutorado em Educação (opção: didática, teorias de ensino e práticas pedagógicas), ambos pela Universidade de São Paulo. Atualmente é pesquisador e professor da educação básica, técnica e tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) e também leciona no Colégio Santa Cruz. Colaborador do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), CEESP (Conselho Estadual de Educação de São Paulo) e consultor da Secretaria Municipal de Educação (SME). Autor de livros didáticos e artigos de divulgação científica e sequencias didáticas para revistas. Tem experiência na área de Educação (fundamental, médio e superior e pós-graduação), com ênfase em Ensino de Física e de Ciências, Teorias de Currículo e Tecnologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Interculturalismo e de colonialidade no ensino de Ciências da Natureza, Educação Indígena e quilombola e Formação de Professores.

Paloma Epprecht e Machado de Campos Chaves

Doutoranda em Educação pela FE-USP, Mestre em Educação: Currículo pela PUC-SP, Pedagoga, Professora da área de Educação na graduação e na pós-graduação, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP – Campus Capivari), membro do Comitê de Práticas Pedagógicas e Currículos Inovadores da Pró-Reitoria de Ensino (PRE) do IFSP, Google Innovator, certificada no programa Google Teacher Academy (GTA-SP), tendo como áreas de interesse a matética, as tecnologias e a inovação na educação. Foi professora na área de tecnologia educacional no Colégio Visconde de Porto Seguro, onde ministrou aulas de robótica educacional e ofereceu assessoria e formação aos professores, além de acompanhá-los durante suas aulas, buscando apoiá-los em experiências de inovação da prática pedagógica por meio da integração das tecnologias digitais de informação e comunicação ao currículo. Atuou como consultora nas Editoras Abril e FTD, na área de tecnologia e currículo, inclusive coordenando a produção de conteúdos dessa área para livros didáticos de Ensino Fundamental I e II.
Foi professora de Educação Infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental, e trabalhou durante anos naformação de professores de diversas redes de ensino públicas e privadas.
Nesta última função, atuou junto a instituições como Ministério da Educação (MEC), Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), Microsoft Educação, Instituto Crescer para a Cidadania, Instituto Paramitas, Intel Educação, Fundação Bradesco, Fundação Telefônica Vivo e Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC).
Dentre os projetos de formação de professores com os quais se envolveu, destacam-se o Um Computador por  Aluno (UCA), do MEC, e o Aula Fundação Telefônica (AFT), da Fundación Telefónica de España para a América Latina.
Foi professora, PAPE de laboratório, PAPE Referência e coordenadora de implantação de laboratórios de tecnologia educacional na SE – PMSBC. Foi diretora pedagógica do Instituto Lumiar, responsável pela rede de escolas inovadoras e democráticas Lumiar.

Maria da Paz de Castro Nunes Pereira - Gunga

Professora polivalente por formação ao longo de 30 anos, orientadora educacional, pedagógica e de Práticas Inclusivas, formadora em Educação em Direitos Humanos, co-autora de material e ações formativas do Projeto Respeitar é Preciso! do Instituto Vladimir Herzog.
Atualmente, atua como Orientadora Pedagógica e Educacional da Oficina de Apoio Insper (curso pré vestibular para alunos de baixa renda), é formadora e presta assessoria na área de Educação Inclusiva em escolas da cidade de São Paulo, e parceira do Centro de Educação Terapêutica Lugar de Vida.

Walter Takemoto

Psicólogo, especialista em políticas públicas da educação, foi consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD, Diretor de Políticas da Educação do MEC e responsável pela avaliação de Escolas em Tempo Integral para o Instituto C&A.

lino de macedo


Graduado em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São José do Rio Preto (atual UNESP), Mestre, Doutor e Livre docente em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP).  Professor Emérito do Instituto de Psicologia  (USP), assessor científico do Instituto Pensi (FJLES), membro da Cátedra de Educação Básica do Instituto de Estudos Avançados (USP), da Academia Paulista de Psicologia e do Comitê Científico do Núcleo Ciência pela Infância.

Rosaura Soligo

Formada em Psicologia e Pedagogia, mestre e doutora pela Faculdade de Educação da UNICAMP e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC) na mesma universidade. É coordenadora de projetos da Abaporu Assessoria em Educação, parceira de várias Secretarias de Educação e outras instituições educativas. Integrou a equipe de formadores da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo na Gestão Paulo Freire e a equipe pedagógica que criou a Escola Cooperativa.
No Ministério da Educação, os principais projetos, sempre em coautoria, foram: Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental I, Referenciais para a Formação de Professores, Programa Parâmetros em Ação e Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (PROFA), todos de âmbito nacional. A experiência com esses projetos de docência, coordenação pedagógica, formação continuada, reorientação curricular, gestão, supervisão, produção de material didático impresso e videográfico, desenho e acompanhamento de programas educacionais e documentação da prática profissional, em instituições públicas e privadas, constituiu um amplo conhecimento nessas áreas.  

Rosangela Veliasgo.jfif

Rosangela Moreira Veliago

Formada em Pedagogia, pela PUC, Professora de Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental na Rede Municipal de São Paulo, participou como Formadora da Equipe de Alfabetização do Núcleo de Ação Educativa da Prefeitura do Município de São Paulo, elaborou e coordenou o projeto pedagógico da Escola Cooperativa da Cidade de São Paulo, assessorou Projetos de Formação de Professores das redes particulares, municipais e estaduais e foi parecerista do Referencial de Formação de Professores elaborado pelo Ministério da Educação.

Silvia Nogueira Zerbini

Formada no magistério pelo Instituto Superior Vera Cruz, em Pedagogia pela PUC-SP e fiz a Formação de Educadores do Espaço Pedagógico, com a Professora Madalena Freire. Atualmente,  terminando uma especialização em Literatura para Crianças e Jovens no ISEVEC é mestranda na PUC-SP, na área de Formação de Formadores.
Esta há 26 anos em sala de aula, quase todos na Educação Infantil. Estagiou na rede pública no início da  carreira, mas logo migrou para a rede privada, onde esta até hoje. Além disso, trabalhou por alguns anos como professora de EJA, atendeu crianças e adolescentes na Clínica Psicológica do Instituto Sedes Sapientiae, assessorou uma iniciativa voltada para mães e bebês e participou de um projeto no Instituto Alana.

Lucianna Magri de Melo

Possui graduação em Pedagogia, mestrado e doutorado em Educação pela UNICAMP. Trabalhou como professora em instituições de educação infantil, ensino fundamental e ensino superior. Pesquisadora do grupo Nozsoutres, do GEPEC (FE/UNICAMP), membro da rede Freinet brasileira, REPEF, fundadora do Grupo de Estudos Freinet (GEPEC) da FE/UNICAMP. É formadora de professores de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental em redes públicas e privadas, atuando principalmente nas seguintes áreas: Formação de professores, Pedagogia Freinet, Práticas e registros da Educação Infantil e Educação de 0 a 3 anos

Rodnei Pereira

Rodnei Pereira é licenciado em Filosofia, Pedagogia e Letras, mestre e doutor em Educação: Psicologia da Educação (PUC-SP), líder do grupo de pesquisas “Políticas Educacionais, Gestão Escolar e Subjetividades” (USCS/CNPq). É docente do curso de Pedagogia na USCS e na Universidade Paulista. Orientou dissertações de mestrado profissional em Educação, monografias de conclusão de cursos de especialização e trabalhos de conclusão de cursos de graduação. Participou de inúmeras bancas de qualificação e defesa de mestrado e doutorado. Iniciou sua trajetória profissional como professor de educação básica em 1998, tendo sido professor titular de cargo da Rede Estadual de São Paulo e da Prefeitura de Diadema, na qual foi professor alfabetizador. Possui experiência como coordenador pedagógico, gestor escolar e gestor de sistema educacional, quando assumiu a diretoria do ensino fundamental na secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Franco da Rocha (SP). Atua na formação continuada de professores e formadores de professores desde 2004. Foi formador do PROFA/Letra e Vida, coordenador institucional do Programa Ler e Escrever, coordenador do PIBID e gestor do PNAIC. Na Educação de Jovens e Adultos, tem experiência como docente, como autor e formador de materiais didáticos, no âmbito do Programa EJA Mundo do Trabalho (SDECT/SEE-SP). Em parceria com Walkiria Rigolon, é autor do Currículo da Cidade – Educação de Jovens e Adultos – Língua Portuguesa, da SME-SP. Coordenou, em parceria com Walkiria Rigolon e Valéria de Souza, a elaboração do Currículo da Cidade – Ensino Médio, da SME-SP.

Lilian Ceile Marciano

Mestre em Educação Matemática pela PUC-SP e pedagoga pela Universidade Paulista. Experiência profissional como vice-diretora, coordenadora pedagógica e professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Atuação em ações de formação continuada de professores há 25 anos. Assessora em Educação Matemática e selecionadora do Prêmio Professor Nota 10 nas últimas 5 edições

Luciana Hubner Domingos

Bióloga, com grande experiência na elaboração, implementação e gerenciamento de projetos educacionais em instituições privadas, não governamentais, como, também, públicas. Desde 2007 compõem a equipe de selecionadores do Prêmio Educador Nota Dez, a partir de 2016 desempenhando a função de coordenadora pedagógica.
Nos últimos anos, atuou com Programas educacionais para incentivo e qualificação do ensino de Ciências na educação básica, 1 aos 9 anos, na elaboração, coordenação, planejamento, execução, supervisão e avaliação de diretrizes e projetos educacionais da área. Assessora de escolas particulares, para Educação Infantil e Ensino Fundamental, na implementação de programa de formação, análise curricular e construção de diretrizes e currículo da área. Autora das Orientações Curriculares de Educação Infantil, da Prefeitura Municipal de São Paulo, no componente curricular de Natureza e Sociedade, assim como produção de materiais para programas de formação. Experiência como autora e coordenadora de elaboração de material didático para editoras e instituições de ensino. Foi responsável pela Diretoria de Implementação e Relacionamento da Abramundo, com a responsabilidade de garantir a qualidade do programa de formação do Programa CTC - Ciência e Tecnologia com Criatividade - em mais de 80 escolas particulares em 19 estados do Brasil e em escolas públicas de 3 estados - e e, também a prospecção/ampliação da carteira de escolas da rede particular, relacionamento e fidelização de clientes.
Consultora de Ciências da Revista Nova Escola/Fundação Victor Civita. Desenvolveu, implementou e desenvolveu o projeto de implementação do Colégio Anglo 21, onde também atuou como diretora, pedagógica e geral, desde sua fundação em 2015 até o ano de 2018.
MARIO D. DOMINGOS Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade de Santo Amaro - SP (1986), mestre (1993) e doutor (2001) em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo, Escola de Engenharia de São Carlos. Professor da Universidade de Santo Amaro, onde leciona desde 1987. Autor de livros paradidáticos, didáticos e material didático para ensino de Ciências. Atuou na elaboração de currículo de ciências para escolas privadas e redes municipais. Na área de museus realizou a formação de professores, o desenvolvimento do programa educativo, a concepção de equipamentos interativos e a museografia de exposições. Foi gerente de desenvolvimento de produtos na Abramundo - Educação em Ciências (2009 a 2016). Coordenou e implantou o Centro de Ciências Sabina – Escola Parque do Conhecimento, em Santo André – SP (2006 – 2009). Curador científico das exposições: Água na Oca, 2010 (SP e RJ); Uma viagem pelo universo do petróleo, 2013 (SP, RJ, BA); Espaço Interativo da Sustentabilidade, 2014 (BA); Reverta, 2015 (SP); e Integra, A cultura de um povo, o desenvolvimento de um país, 2018 (SP, RJ e PR). Coordenador de pesquisa e conteúdo do MUNA, Museu da Natureza, Serra da Capivara – PI.

Adriana Ranelli Weigel.webp

Adriana Weigel

Formada em Letras (Inglês/Português) pela FFLCH/USP, Mestre em Educação pela Faculdade de Educação/USP e atua, como pesquisadora e professora de Língua Inglesa do CEPEL (Centro de Estudos e Pesquisas no Ensino de Línguas) da Faculdade de Educação/USP desde 1994. É assessora e consultora pedagógica da WR Assessoria Linguística e tem desenvolvido projetos de produção e implementação curricular, formação de professores na área de ensino e aprendizagem de língua inglesa, e produção de materiais didáticos tanto para Secretarias de Educação em âmbito estadual e municipal, como para editoras.Dentre os trabalhos realizados, destacam-se a produção, junto a Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, dos cadernos do “São Paulo Faz Escola” (de 2008 a 2012); a implementação do ensino de Língua Inglesa para os anos iniciais do Ensino Fundamental na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo em 2012; a participação na equipe de redatores da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Fundamental e Médio (de 2017 a e 2018); e a assessoria e formação continuada de professores no processo de produção da atualização curricular da Secretaria Municipal de Educação da Cidade de São Paulo entre 2018 e 2019, para o Ensino Fundamental e o segmento EJA

Wagner Palanch

Doutor e Mestre em Educação Matemática (PUC-SP). Licenciado em Física (Mackenzie). Pós Doutorando em Políticas Públicas e Desenvolvimento Curricular pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professor e Pesquisador nas áreas de Currículo, Educação e Formação de professores que ensinam Matemática. Atualmente é Professor Assistente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul. Atuou na Secretaria Municipal de Educação da Cidade de São Paulo como Diretor do Núcleo Técnico de Currículo, coordenando o processo de elaboração e reestruturação do Currículo da Educação Básica da Cidade de São Paulo (2017/2020). Tem atuado em Redes Estaduais, Municipais e Privadas como Assessor de Currículo e Formação de Professores.

Elaine Vidal

Elaine Cristina Rodrigues Gomes Vidal

Formada em Letras (USP) e Pedagogia (Universidade Metodista/SP), especialista em alfabetização pelo ISE Vera Cruz e em “Ética, valores e cidadania na escola” pela Univesp. Mestre e doutora em Linguagem, Psicologia e Educação pela USP. Pesquisadora, atuou como professora e coordenadora pedagógica em todos os níveis da Educação Básica e é membro do grupo de pesquisas em alfabetização da Universidad Nacional de La Plata e da Associação Brasileira de Alfabetização. Atualmente, é professora universitária e trabalha com assessoria pedagógica e formação continuada de professores de redes públicas e privadas, em todo o Brasil. Autora dos livros “Projetos didáticos em salas de alfabetização” e “Literatura e crianças: um encontro necessário”.

Lilian Miranda de Gioia

Possui licenciatura, bacharelado, mestrado e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), é professora universitária em cursos de bacharelado, licenciatura e lato sensu em História. É autora de livros didáticos e paradidáticos para o ensino fundamental e superior, assessora e consultora de instituições educativas públicas e privadas.

Claudia Regina Vieira

Doutora em Educação Especial pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho (2000) e pós-graduação em Magistério do Ensino Superior pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). É Mestre em Educação pela UNIMEP/Piracicaba e bacharel em Letras/Libras no curso promovido pela UFSC com pólo na Unicamp/SP (2012).
Atualmente trabalha como professora Adjunta A na Universidade Federal do ABC - UFABC, foi professora Assistente na UFSCar - Campus Sorocaba na qual atuou como docente de Libras e exerceu a função de vice-coordenadora do Curso de Pedagogia. Trabalhou com Educação Especial e Inclusiva na Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo EAFEUSP.
Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de Surdos, atuando principalmente nos seguintes temas: Língua de Sinais, Educação de Surdos e Inclusão.

Yara Maria Miguel

Yara Maria Miguel é mestra em Educação: Psicologia da Educação e graduada em Pedagogia com habilitação em supervisão escolar e educação para deficientes da
audiocomunicação, pela PUC/SP. Educadora Griô em formação pela Escola de Formação na Pedagogia Griô.
Possui especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional e em Dinâmicas Corporais como Expressão Terapêutica. Ao longo de sua trajetória profissional foi professora da rede pública no Ensino Fundamental I e Ensino Médio atuando na educação especial, ensino regular e formação de professores para o magistério, também em nível superior. Atuou como coordenadora pedagógica e como técnica pedagógica em secretaria municipal de educação. Há duas décadas atua em projetos para formação de professores na área de mediação de leitura com significativa participação das famílias. Desde 2003 participa de programas de formação parceria público-privado na formação de professores, gestores escolares e equipes técnicas pedagógicas de secretárias municipais de educação.
Coordena desde 2018 um clube de leitura para adolescentes que hoje estão entre 14 e 17 anos.
É criadora da Yama - Assessoria em Projetos e Educação Inclusiva. As artes sempre fizeram parte da sua vida. Dançarina, cantora, é focalizadora de danças circulares, aprendiz de pandeiro e ukulele. Atualmente é assessora
Pedagógica na Escola Por Vir na Associação Cultural  Lanchonete – situada no bairro da Gamboa, Rio de Janeiro.

elisabete Campos

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Docente e pesquisadora do Programa de  Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Metodista de São Paulo, onde  coordena do Grupo de Pesquisa “Políticas de Gestão Educacional e de Formação dos  Profissionais da Educação” e o Grupo de Estudos Paulo Freire. Desenvolve pesquisa na linha de  políticas de gestão e formação docente investigando, especialmente, a educação integral e a presença da Carta da Terra na educação. É membro da Associação Nacional de Políticas e  Administração da Educação.

Ana Carolina Carvalho

A literatura sempre esteve presente na vida de Ana Carolina Carvalho, vencedora do 10º Prêmio Barco a Vapor, promovido pela Fundação SM, mas de maneiras diferentes.

Leitora ávida, pensou em estudar Letras quando adolescente, mas acabou se rendendo à psicologia. Foi em uma escola de educação infantil onde trabalhou, em São Paulo, que se apaixonou pela questão da formação do leitor e o papel do professor neste processo. Passou, então, de leitora a escritora. Publicou dois livros sobre contos populares: Contos de Irmãos (editora Moderna) e Dez Contos de Além-Mar (editora Peirópolis), da qual foi organizadora. Ana começou a trabalhar com formação de docentes e publicou materal sobre o tema.

Josca Ailine Baroukh

Mestre pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, graduada em Psicologia pela Universidade de São Paulo, com especialização para professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental no Espaço Pedagógico, com Madalena Freire. Atuou na rede particular de ensino como professora de Educação Infantil e primeiros anos do Ensino Fundamental 1 durante 14 anos; no Ensino Superior, com formação inicial de professores; na formação continuada por 4 anos, como formadora de diretores e coordenadores pedagógicos da Educação Infantil pela Secretaria Municipal da Educação de São Paulo, no programa Rede em rede, sob supervisão da Professora Zilma de Oliveira, entre outros; na coordenação do núcleo de formação de professores do Setor Educativo do Instituto Tomie Ohtake e coordenadora dos projetos de ensino à distância da Fundação Bienal, para professores de Arte do Estado de São Paulo. Trabalha com formação de gestores e professores desde 1999, ministrando cursos, oficinas e palestras e prestando assessoria pedagógica a escolas da rede pública e privada, bem como a ONGs, no município de São Paulo e no interior paulista.

 

bottom of page